15 m de leitura

Roteiro de 6 dias em Bonito MS

Publicação: 13 fevereiro 2022

ROTEIRO DE 6 DIAS EM BONITO MS

Bonito parece não  pertencer ao Brasil de tão organizado que é,  o nome da cidade parece ter a ver com a belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Totalmente diferente do que outros destinos nos oferece, que é um turismo predatório, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único e exclusivo um modelo de turismo que deveria ser copiado por todos.

O que esperar de Bonito

Todos os atrativos são pagos, não tem passeio gratuito e estão situados em sua maioria em propriedades privadas, que têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem estruturados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Em alguns passeios as refeições estão inclusas em outras não, e nem sempre é possível retornar a cidade para almoçar, ou seja, a refeição deverá ser feita no próprio passeio. Muitas das refeições são feitas no fogão a lenha, prepare-se para comer muito bem e ganhar alguns quilinhos a mais.

Aqui vai a dica mais importante, reserve os passeios antecipadamente. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora. Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais, eu indico a Bonitoway, nível de excelência em atendimento, antes que eu esqueça, você tem 5% de desconto usando o cupom mathtere.

Quando ir a Bonito

O verão em Bonito é chuvoso, quente e tem mais mosquitos. A vantagem de viajar no verão é poder entrar nas cachoeiras de Bonito sem medo de água gelada, e outra vantagem é que o volume d’água vai ser maior deixando as cachoeiras mais bonitas, e também nos balneários (que são as praias de rio). Eu fui no começo de fevereiro, e não peguei esta situação por conta da estiagem que afeta a região por dois anos seguidos, ou seja os rios estavam com baixa vazão.

Se você  só tem as férias escolares para conhecer Bonito, deve tentar ir a Bonito o quanto antes, tanto para escapar do pior das chuvas , que pode prejudicar as flutuações turvando a água, e aproveitar as tarifas de baixa temporada ainda praticadas no começo de dezembro.

Entre dezembro e fevereiro são os meses de mais chuva, com médias de precipitação superiores a 165 mm, e faz calor com máximas acima de 30ºC e mínima de 20ºC.

FUJA do Réveillon e Carnaval

Lotação máxima, se não reserva com antecedência, ficará sem passeio e mesmo que se consiga vaga nos atrativos, os demais serviços podem ficar prejudicados, e para comer nos melhores restaurantes vai ser preciso esperar em fila.

No inverno, a visibilidade dos rios torna-se ainda maior. O sol também colabora na visibilidade e na beleza das flutuações. A temperatura da água é constante, não importa a época do ano.

No inverno, em função do clima seco,  podem haver queimadas, que afugentam os animais da região.

Como chegar a Bonito

As duas maneiras mais práticas de se chegar a Bonito são voando a Campo Grande ou voando diretamente a Bonito. No meu caso aproveitei os novos voos da Gol que operam quinta e domingo saindo de Congonhas.

Voar a Bonito é bem mais prático, o aeroporto fica a 10 minutos do centro da cidade (14 km). Desde fevereiro de 2017, a nova rota triangular Campinas-Bonito-Corumbá, da Azul, aumentou a frequência de voos diretos via Campinas. No sentido Campinas-Bonito, os vôos agora são diretos toda 3ª, 5ª e domingo. No sentido Bonito-Campinas, os voos agora são diretos toda 2ª, 4ª, 6ª e sábado.

Voar a Campo Grande costuma ser mais barato e há maior frequência de voos. Há voos diretos a Campo Grande saindo de São Paulo via Congonhas (pela Gol ou LATAM), Guarulhos (pela Azul, Gol ou LATAM) e Campinas (pela Azul); de Cuiabá (pela Azul ou Avianca); de Brasília (pela Avianca, Gol ou LATAM); e de Goiânia (pela Azul).

De trânsfer, táxi , Uber ou carro alugado

Bonito não tem Uber, mas tem o app Eco driver, que funcionou muito bem comigo. O trânsfer deve ser agendado com antecedência, reserve sua vaga com a bonito way.

As locadoras têm guichês no aeroporto de Bonito, mas as lojas ficam no centro da cidade. Não há carros para alugar no aeroporto: o serviço é somente de entrega de veículos reservados antecipadamente. A maior parte dos passeios irá pegar estrada de chão, cruzando com caminhões de soja, o risco de pedrinhas danificar o vidro existe e é comum, então se for alugar o carro não despreze o seguro para vidros e não esqueça de baixar o mapa no google maps para utilizar off line, pois logo ao sair da cidade não terá sinal de Celular.

Os táxis em Bonito têm tarifas tabeladas. O trajeto entre o aeroporto de Bonito e qualquer hotel no centro da cidade custa R$ 70 (valor feveriero de 2022). Alguns veículos ficam de prontidão do lado de fora do aeroporto, mas vale a pena deixar a sua corrida marcada previamente. Peça auxílio à sua agência de receptivo para isso.

Se chegar por Campo Grande terá 300km pela frente por estrada asfaltada, em 4h de viagem. O Google Maps costuma sugerir como primeira opção uma rota que vai na direção de Miranda e inclui trechos de estrada de terra mais adiante. O caminho certo é por Sidrolândia. Programe o seu GPS para a sequência Sidrolândia-Nioaque-Guia Lopes da Laguna-Bonito e você chegará sem dificuldades. Evite dirigir a noite, é comum animais de médio porte cruzarem a pista, são vários os relatos de acidentes.

A viagem de ônibus leva de 4 horas a 6 horas e meia, dependendo do trajeto. Tem muitas paradas, e na ponta do lápis a viagem não sai mais barata do que a van compartilhada.

Onde ficar em Bonito

Essa decisão deve levar em consideração se vai estar de carro ou não. Dos dois jeitos dá certo. Se estiver sem carro, escolha o centro, eu fiquei no hotel Marrua, econômico e me atendeu perfeitamente. Importante, o centro é a única área em que as vans compartilhadas para os atrativos buscam passageiros. Abaixo imagens da área externa do Hotel Marruá.

Se estiver de carro terá opções de escolher hospedagem integrada a natureza, eu amei o Hotel Cabanas

Na média as pousadas e hotéis são funcionais, sem muito charme. Conheça um pouco mais do Hotel Marrua em nosso Vlog

Onde comer em Bonito

O Juanita é disparado a melhor opção, o Pacú na Brasa é o carro chefe e serve de 2 a 4 pessoas, no almoço eles servem um prato executivo em média por R$35, muito bem servido, e sabor único.

Também comemos na Villa Rebua, tem vários  restaurantes e rola música ao vivo.

Outra indicação fora do roteiro dos turistas é comer o espetinho de picanha no Eraldos, melhor custo benefício, lugar super simples, mas a carne é de primeira e cerveja gelada.

Não tem Ifood, o centro é pequeno, tudo acontece em volta da praça, onde estarão algumas opções.

COMO FOI MEU ROTEIRO DE 6 DIAS

Dia 1 – Boca da onça

Melhor passeio disparado desconsiderando as flutuações. Na verdade, eu nem sei por onde começar a contar sobre as belezas deste passeio… é tanto lugar lindo que se vê desde a chegada até o final do tour, que a gente até se perde. Não deixe de fazer esse passeio. Outro detalhe, o café da manhã que é servido, sensacional, vale a pena dispensar o do seu hotel.

O passeio consiste em fazer trilhas pela mata nativa passando por cachoeiras, eu fiz a adventure que tem 4Km de pura emoção! São 8 cachoeiras e 4 pontos de banho. Na recepção os grupos são divididos de tal maneira que uns fazem “descendo” e outros “subindo”, dessa forma os grupos não aglomeram nas paradas e se cruzam durante a trilha. Em todos os casos tem muitos degraus. Olha estou sedentário e meu filho de 12 anos aguentou de boa, até porque os pontos de banho recuperam nossa energia.

A fazenda fica localizada quase ao lado de Bonito, na Serra de Bodoquena, a 58 km de Bonito MS. Tem outras opções de trilha, consulte a bonito way. Geralmente a saída do hotel ocorre as 7h, terá que acordar bem cedo.

Nós fizemos o Rapel no inicio do passeio, descida de 90 metros de frente com o Cânion do Rio Salobra e depois o seguimos a descida de 400 degraus até a cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul que é a primeira parada para o banho. O rapel é opcional. Da praia boca da onça fomos para o Poço da Lontra que choca ao se chegar, que cor, linda demais, ficamos paralisados com a beleza. Próxima parada de contemplação é a cachoeira fantasma, e partimos para um dos locais mais incríveis, o buraco dos Macacos, mais duas cachoeiras e fechamos na janela do céu. No fim do passeio um excelente almoço te aguarda.

Rapel boca da onça

Rapel Boca da onça

Afinal, o que é tão especial nesta trilha? Tudo! A paisagem é linda, rende as melhores fotos da viagem, sem contar a estrutura da fazenda é a melhor de todos os passeios que fizemos. A trilha passa por tantas belezas que nem dá para enumerar todas.

O poço da lontra choca ao se chegar, que cor, linda demais, ficamos paralisados com a beleza.

O buraco dos macacos oferece uma experiência de flutuação dentro de uma gruta, com uma abertura, cenário espetacular, e como fomos na baixa temporada, é aquela sensação de exclusividade.

Valor R$350 baixa temporada e 177 crianças de 7 a 11 anos, R$420 e R$210 na alta temporada

Com Rapel R$689 e R$834

Reserve aqui pelo whatsapp e garanta seu desconto de 5% (verifique as regras do desconto)

buraco dos macacos cachoeira do anta

Dia 2

Fizemos pela manhã flutuação da nascente azul e a tarde a novidade Gruta do Mimoso .

A flutuação na Nascente azul é a mais curtinha entre as quatro principais de Bonito, você não vai permanecer mais do que 40 minutos na água . Mas garanto, vale muitíssimo a pena, especialmente em dias quentes: a fazenda tem um balneário, funcionando como uma gostosa praia de rio. Depois de cumprida a etapa da flutuação, você tem muitas atividade, principalmente com crianças, aliás acho ela a mais indicada para quem viaja com os pimpolhos, o João Pedro amou. Além disso conta com uma tirolesa e almoço no local pago a parte.

Novidade na cidade, Gruta do Mimoso é a primeira caverna alagada da região onde os visitantes podem se banhar e realizar mergulhos – foram 10 anos de estudos e trâmites até a licença para a operação.

Os 300 metros de caminhada que separam o receptivo da imponente boca da gruta antecedem a ansiedade de se entrar numa das mais impressionantes cavidades de Bonito, município no Mato Grosso do Sul que é a capital brasileira do ecoturismo.

Uma vez aqui, desce-se 78 degraus em meio a estalactites e formações calcárias até que a escuridão toma conta do recinto – já que a entrada de luz é restrita pelo formato da abertura do local. É neste momento que as potentes lanternas são acesas e revelam, no fundo, um lago de águas tão límpidas e cristalinas quanto nossos olhos podem enxergar. Confira mais detalhes no vlog abaixo.

Dia 3

BOIA CROSS DO HOTEL CABANAS  E FLUTUAÇÃO DA BARRA DO SUCURI

hotel cabanas  surgiu de um projeto familiar idealizado por um casal paulista, da cidade de Sorocaba. A proposta sempre foi buscar a integração com o ambiente natural. Nós não nos hospedamos, somente fizemos a atividade do Bóia-cros, nos divertimos muito, alguns tombos, risadas e muitas fotos na bagagem.
Ao conhecer a estrutura deu muita vontade de me hospedar por lá, mas isso vai ficar para próxima visita. Para reservar as atividades, fale com a @bonitoway melhor agência da região. Use o cupom Mathtere para ter desconto em alguns passeios. Entre em contato e verifique os passeios com descontos

Pela manhã fomos fazer o boia-cross do hotel cabanas, duração 1h30 e muitas risadas e tombos, ficamos por lá até 11h30 e voltamos para cidade para almoçar no Juanita.

Na parte da tarde fizemos a flutuação da Barra do sucuri.

A Barra do Sucuri é o encontro entre os rios Formoso e Sucuri, os principais de Bonito MS. Uma oportunidade única de conhecer por completo as águas mais cristalinas do Brasil. A flutuação  é um dos melhores de Bonito pelas águas mais cristalinas do Brasil.
Para fazer este Passeio é obrigatório contratar agência, eu indico a bonito way .
O passeio tem início subindo o Rio Sucuri num delicioso passeio de barco  por 1.300m conhecendo a fauna e flora locais. O retorno acontece em uma belíssima flutuação deixando-se levar pela leve correnteza e se encantando com os peixes e vegetação subaquática do Rio Sucuri, até chegar de vota à Barra do Sucuri. O receptivo possui bar, sanitários e armários guarda-volumes.
Valor a partir de R$188
Meus seguidores terão o desconto de 5% . O DESCONTO NÃO CONTEMPLA OS PASSEIOS: GRUTA DO LAGO AZUL, ABISMO ANHUMAS, BALNEÁRIO MUNICIPAL, ALMOÇOS AVULSOS E ADVENTURE NASCENTE AZUL. Caso comprem em nosso site, aí o cupom é: MATHTERE.

Dia 4 – Estância Mimosa

Foi o que menos gostamos, mas tem o melhor almoço da região. Como o tempo estava nublado, e com a estiagem, as cachoeiras não estavam com o volume de água legal, mas calma, não quer dizer que não vale a pena, o local é muito bonito.

São 10 cachoeiras de águas cristalinas, de tamanhos e formas variadas, 9 paradas para banho, cada uma delas com detalhes únicos que encantam e conectam você à natureza. Piscinas naturais, esculpidas pelo processo do tempo e uma vista privilegiada da morraria da Serra da Bodoquena.

Em fevereiro de 2013, a Estância Mimosa transformou-se oficialmente em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ocupando 66% da área total da fazenda, uma unidade de conservação criada por iniciativa do proprietário que tem caráter perpétuo, que associa uma grande biodiversidade à presença de cachoeiras refrescantes, permitindo uma atividade de contemplação e interação com a natureza.

Dia 5 – Balneário do sol e balneário municipal

Dia mais tranquilo para aproveitar praias de rios com águas cristalina, sem precisar de trilhas, dias para relaxar, optamos em fazer os dois, mas você pode escolher tranquilamente um para passar o dia. O balneário do Sol tem estrutura com mais atividades, como salão de jogos, tirolesa e outros

Dia 6 – Gruta lagoa azul e flutuação rio da prata

Último dia reservado para os passeios mais badalados e disputados de Bonito.

A Gruta do Lago Azul está localizada a área rural de Bonito, a aproximadamente 22 km da da cidade e está listada como uma área protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Nacional (IPHAN) desde 1978.

Ela foi batizada com esse nome em homenagem ao espelho de águas cristalinas encontrado no interior da caverna formado por um profundo lençol freático que alimenta o  lago azul.

Os ingressos para a visita à Gruta do Lago Azul possuem valores diferentes para alta e baixa temporada. As tarifas são válidas até 30 de junho de 2022.

Baixa Temporada:

• Adulto: R$ 90,00
  • Criança de 06 a 12 anos: R$ 90,00
  • Melhor Idade: R$ 90,00

Alta Temporada:

• Adulto: R$ 130,00
  • Criança de 06 a 12 anos: R$ 130,00
  • Melhor Idade: R$ 130,00

Localizado a 36 Km da cidade de Jardim/MS e a 50 Km de Bonito/MS, o passeio de flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata começa com orientações e entrega de equipamentos.

O caminho é pela mata ciliar dos Rios Olho d’Água e Prata, trilha protegida por uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural (em torno de 2.207 metros). O percurso passa por árvores centenárias, orquídeas e bromélias e é possível avistar diversas espécies de aves e mamíferos.

A flutuação é feita no Rios Olho d`Água (por cerca de 2.000 metros), acompanhado por guia credenciado. A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

Há opção de percorrer os últimos 600 metros (trecho do Rio da Prata) em barco movido a energia solar (Chalana do Prata II).

Ao retornar para a sede da fazenda, um delicioso almoço, tipicamente sul-mato-grossense e variedades de doces caseiros.